PRAGAS
RATOS
Os Ratos pertencem a ordem Rodentia, que abrange todos os roedores. Das mais de 1.700 espécies distribuídas pelo mundo, cerca de 125 estão classificadas como pragas e 3 são de grande importância para o ser humano. São elas: Mus musculus, Rattusnorvegicus e Rattusrattus.
Mus musculus
(Ratinho do campo)
Rattusnorvegicus
(Ratazana comum)
Rattusrattus
(Rato negro)
O seu ciclo biológico caracteriza-se pela procriação durante todo o ano, mas é principalmente na Primavera e Outono que têm um potencial reprodutivo mais elevado, um casal de ratazanas comum pode gerar 200 descendentes num ano e no caso do ratinho do campo pode ir até aos 2.000, o que permite regenerar muito rapidamente a população.
Transmitem doenças graves ao ser humano,segundo a Organização Mundial da Saúde já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis, destacando-se a Leptospirose, Tifo, Peste bubónica, Febre hemorrágica, Salmonelas, Sarnas, Micoses entre outras.
É importante estar atento a alguns sinais de perigo que nos alertam para a existência deste tipo de praga, excrementos que são facilmente detectáveis, mau odor, mercadorias danificadas, etc.